sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Estrutura Condicional

Toda linguagem de programação possui instruções que controlam o fluxo de execução de um programa. As estruturas de cntrole são inseridas em um codigo-fonte com o objetivo de direcionar o fluxo de execução, fazendo com que algumas linhs de código seja executado um número determinado de vezes ou obeedecendo a condições lógicas.

Veremos primeiro as estruturas de Condição e em um outro tópico as estruturas de Repetição.

SE ... ENTAO ... SENAO

Esta estrutura trabalha da seguinte forma, o programador estabele uma condição para a execução e de acordo com o resultado o programa processará a resposta.

Como exemplo não será preciso um algorítimo para mostrar como funciona mas vamos pensar da seguinte forma:

Você decide ir ao cinema, porém só possui R$10,00 supondo que o valor do cinema seja R$12,00 entao você só irá SE seu dinhiero for maior ou igual a R$12,00 SENAO você não irá.

Se passar isso para uma forma de algoritmo ficaria assim:

SE dinheiro >= 12.00 ENTAO

escreva ("Vá ao cinema")

SENAO

SE dinheiro <>

escrev(você não vai ao cinema")

FIMSE

FIMSE

NOTA: Perceba que para cada "SE" devemos colocar um "FIMSE" sendo que isso representará que a condição foi aberta no "SE" e finalizada no "FIMSE"


ESCOLHA...CASO



É ultilizada para testar, na condição, uma única expressão ou variável que produz um resultado diferente para cada valor que assumir. Compara-se entao, o resultado obtido no teste com os valores que assumir.

ESCOLHA...CASO pode ser entendido como o seguinte exemplo:
Você tem 3 variáveis que serao chamadas de A, B e C.

ESCOLHA "A" CASO(determina a condição)

ESCOLHA "B" CASO (determina a condição)

ESCOLHA "C" CASO (determina a condição)

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